CARACTERÍSTICAS SEMINAIS DA PIABANHA, Brycon insignis (STEINDACHNER, 1876), APÓS ESTIMULAÇÃO HORMONAL

Autores

  • Elaine ANDRADE-TALMELLI Pesquisador Cientí­­fico -  Centro de Pesquisa em Reprodução e Larvicultura -  Instituto de Pesca-SAA
  • Emico KAVAMOTO Pesquisador Cientí­­fico -  Centro de Pesquisa em Reprodução e Larvicultura -  Instituto de Pesca-SAA
  • Nelsy FENERICH-VERANI Profa Dra. Departamento de Hidrobiologia -  Universidade Federal de São Carlos -  UFSCar http://orcid.org/0000-0002-4879-479X (não autenticado)

Palavras-chave:

peixe, piabanha, Brycon insignis, caracterí­­sticas seminais, sêmen

Resumo

A fim de subsidiar trabalhos de reprodução artificial de piabanha, Brycon insignis, foram analisadas as caracterí­­sticas seminais após a aplicação de 3 UI de hCG/g do peso corporal. O experimento foi realizado no perí­­odo de janeiro/fevereiro-1996 e em fevereiro-1997, utilizando 50 machos maduros, com idades variando entre 3 e 5 anos e que estavam liberando sêmen com motilidade espermática de, no mí­­nimo, 80%. O plantel de reprodutores pertencia í­Â  Estação Experimental da Seção de Hidrobiologia e Aquicultura da Companhia Energética de São Paulo, na cidade de Paraibuna, SP. Os exemplares apresentaram, em média, 29,3 cm de comprimento e 229,3 g de peso total e liberaram sêmen de coloração branco leitosa. Dezesseis horas após a aplicação hormonal, as caracterí­­sticas seminais foram avaliadas, e os valores, estimados pelo intervalo de confiança de 95% foram: volume seminal, 4,41 a 4,96 mL; motilidade espermática subjetiva direta, 90,10 a 91,70%; porcentagem de espermatozoides vivos, determinada pelo método da coloração diferencial, 90,47 a 91,50% e concentração de espermatozoides, 24,43 x 106/mm3 a 25,10 x 106/mm3. Não se evidenciou diferença significativa entre o porcentual de células espermáticas vivas, obtido através do exame direto subjetivo, e aquele obtido pela contagem do número de espermatozoides vivos, não corados, através do método de coloração diferencial, quando aplicado o teste de qui-quadrado, no ní­­vel de 5% de significí­¢ncia. Durante o desenvolvimento do experimento, a temperatura da água foi de 26 ± 1°C.

Downloads

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Artigo cientí­fico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)