Sicip2

Bolsistas de iniciação científica do Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, apresentaram os resultados obtidos nos seus projetos de pesquisa no XIV Seminário de Iniciação Científica do Instituto de Pesca – SICIP, realizado no dia 6.

De acordo com o pesquisador do IP e organizador do evento, Marcelo Ricardo de Souza, o Seminário é voltado ao público de iniciação científica, mas, também, a todos os estudantes, estagiários, pesquisadores e orientadores, que passam a conhecer os trabalhos que estão sendo realizados, bem como estreitam as relações pessoais e profissionais.

O evento iniciou com a palestra O conhecimento gerando valor para a sociedade, ministrada pelo pesquisador do IP Sérgio Luiz dos Santos Tutui, que propôs a discussão sobre a relação entre as instituições de ciência e tecnologia e o setor produtivo; esclareceu a diferença entre inovação e invenção e compartilhou informações sobre a criação de novas e a extinção de atuais profissões como efeito do processo evolutivo da Robótica e Inteligência Artificial. “Na economia do conhecimento, quanto mais conhecimento se produz, mais insumo se tem”, afirmou, destacando para o público, sobretudo os estudantes, a importância da aprendizagem e pesquisa contínuas, para a conquista da satisfação profissional e da contribuição social.

A programação seguiu com a apresentação dos projetos dos bolsistas ao público presente e à banca – composta por pesquisadores convidados e do IP . Os seguintes projetos foram premiados:

1º lugar: Isadora Marini Sanches - "Cultivo de propágulos de Rhizophora mangle em diferentes condições salinas com a utilização de substrato dolomítico".

2º lugar: Camila Cristina Silva de Mendonça - "Ecotoxicidade aguda do extrato aquoso de Terminalia catappa em ovos recém fertilizados de Danio rerio (peixe zebra)".

3º lugar: Heloísa de Cia Caixeta - "Estrutura em tamanho da ictiofauna presente nos descartes e nos desembarques na pesca comercial paulista".