Suplementação de selênio na dieta alimentar de jundiá

Autores

  • Maria Shimelly Soares ROCHA Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Federal do Pampa
  • Robson Luiz PUNTEL Programa de Pós-Graduação em Bioquí­­mica, Universidade Federal do Pampa http://orcid.org/0000-0001-9047-2906 (não autenticado)
  • Paulo Rodinei Soares LOPES Núcleo de Aquacultura (NAQUA), Universidade Federal do Pampa
  • Márcio Aquio HOSHIBA Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Federal do Pampa
  • Larissa da CUNHA Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Federal do Pampa
  • Alessandra Sayuri Kikuchi TAMAJUSUKU NUPILABRU e AQUAPAMPA, Curso Superior de Tecnologia em Aquicultura, Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.20950/1678-2305.2017v43n1p14

Palavras-chave:

disseleneto de difenila, estresse oxidativo, nutrição, peixe, Rhamdia quelen

Resumo

O estudo objetivou avaliar os efeitos antioxidantes da suplementação de disseleneto de difenila na concentração de 3,0 ppm na dieta alimentar de jundiás (Rhamdia quelen). Para isso, 80 peixes foram distribuí­­dos em oito unidades experimentais compostas por oito caixas d’água. Dois grupos de peixes foram constituí­­dos, sendo denominados: T1 í  Grupo controle e T2 í  Grupo tratado com ração aditivada com selênio, com quatro réplicas de cada tratamento. Foram avaliadas as atividades especí­­ficas das enzimas Superóxido Dismutase (SOD) e Catalase (CAT) no tecido hepático; os ní­­veis de Peroxidação Lipí­­dica (Ní­­veis de TBARS) nos tecidos musculares e hepáticos; e a toxicidade do selênio através do teste de Micronúcleo Pí­­sceo (MN). A adição de disseleneto de difenila não alterou significativamente o crescimento dos animais, nem as atividades enzimáticas da SOD e da CAT ou, ainda, os ní­­veis de TBARS. A concentração testada não se mostrou tóxica para os animais, como evidenciado pelo teste da contagem de micronúcleos.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Edição

Seção

Artigo cientí­fico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)