Exigência de energia em dietas para juvenis de cachara, Pseudoplatystoma reticulatum

Autores

  • Débora Machado FRACALOSSI Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Departamento de Aquicultura, Laboratório de Nutrição de Espécies Aquí­­colas (LABNUTRI), Centro de Ciências Agrárias http://orcid.org/0000-0002-2575-9027 (não autenticado)
  • Douglas Amaral da CUNHA Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Departamento de Aquicultura, Laboratório de Nutrição de Espécies Aquí­­colas (LABNUTRI), Centro de Ciências Agrárias
  • Fernando Henrique Gomes CORNÉLIO Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Departamento de Aquicultura, Laboratório de Nutrição de Espécies Aquí­­colas (LABNUTRI), Centro de Ciências Agrárias

Palavras-chave:

peixe carní­­voro, digestibilidade, Siluriformes, desempenho, composição corporal, energia digestí­­vel

Resumo

Cachara, Pseudoplatystoma reticulatum, é um bagre carní­­voro de água doce que possui alto valor comercial no Brasil, porém a falta de informações sobre suas exigências nutricionais dificulta a formulação de dietas que permitam máximo desempenho. Foram avaliadas dietas isonitrogenadas (49% de proteí­­na bruta) com ní­­veis crescentes de energia bruta (3.696, 4.049, 4.343, 4.828 e 5.232 kcal kg-1) para juvenis (84,43 ± 13,59 g) de cachara. Grupos de nove peixes foram estocados em 15 unidades experimentais e alimentados duas vezes ao dia, í­Â s 9h e 19h, até a saciedade aparente, com as diferentes dietas experimentais por 90 dias. Pela análise de regressão polinomial foi observado efeito quadrático do aumento da concentração de energia bruta da dieta sobre o ganho em peso, ganho em peso diário, taxa de crescimento especí­­fico, conversão alimentar, eficiência alimentar, consumo alimentar e taxa de retenção proteica. A gordura corporal aumentou linearmente com o aumento de energia bruta na dieta, ao contrário da umidade. A digestibilidade da proteí­­na, matéria seca e energia não variaram significativamente entre as dietas contendo 4.049, 4.343 e 4.828 kcal kg-1 de energia bruta. Portanto, para um máximo ganho em peso diário, a exigência energética estimada para juvenis de cachara com peso entre 84,43 g e 240 g é de 3.497 kcal kg-1 de energia digestí­­vel e equivale a uma relação energia digestí­­vel:proteí­­na digestí­­vel de 8,08 kcal g-1.

Downloads

Publicado

2018-07-18

Edição

Seção

Artigo cientí­fico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)