Sobre a Revista

MISSÃO E ESCOPO

O Boletim do Instituto de Pesca (BIP) foi criado em 1971 como veículo oficial de divulgação científica do Instituto de Pesca. Sua versão impressa (ISSN: 0046-9939) foi interrompida em 2011, continuando apenas a versão on-line (ISSN: 1678-2305). Em 2021, visando à disseminação imediata dos artigos, o BIP adotou o modelo de publicação contínua. Ou seja, os artigos são disponibilizados assim que aprovados, reunidos em um único volume anual.

O título abreviado do periódico é Bol. Inst. Pesca, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

O BIP tem como missão publicar resultados de pesquisas básicas e aplicadas que contribuem para a melhor compreensão do ambiente aquático, bem como para o desenvolvimento de tecnologias para produção e processamento de organismos aquáticos, como peixes, camarões, entre outros. Com ênfase nas contribuições interdisciplinares, desenvolvimentos metodológicos ou técnicos inovadores, itens com ampla aplicabilidade geral e experimentos locais ou regionais, o BIP propõe-se a ser uma fonte de inspiração, buscando a expansão do conhecimento.

Seu escopo, nas ciências agrárias, inclui a área de recursos pesqueiros e engenharia de pesca com ênfase em aquicultura, pesca, limnologia e especialidades afins, áreas em que é considerada a primeira revista científica, apresentando uma visão histórica do desenvolvimento das pesquisas em pesca e aquicultura no Brasil e no exterior. Também se enquadram em seu escopo as áreas de ciência e tecnologia do pescado, as especialidades como desenvolvimento de produtos à base de pescado e utilização de subprodutos do processamento do pescado, controle de qualidade, valor nutricional e segurança alimentar do pescado, além de tecnologias para a sustentabilidade na pesca, com foco em pesca-fantasma, inovações para redução de bycatch, entre outras.

O comitê editorial da revista é composto por pesquisadores de várias instituições de ensino e pesquisa, todos com titulação de doutor.

Declaração de acesso aberto

O BIP oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo os princípios da gratuidade e da democratização do acesso aberto ao conhecimento científico. Para maximizar a disseminação e o uso do material publicado, o BIP adota a licença Creative Commons com atribuição CC BY 4.0. Assim, os direitos autorais pertencerão aos autores, liberando acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise os textos completos dos artigos ou crie links para eles, rastreie os artigos para indexação, os passes como dados para um software ou os use para qualquer outra finalidade legal, incluindo fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.

Sistema de arquivamento

O BIP utiliza o sistema PKP PN para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite a estas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

O BIP permite o depósito e acesso das versões pré-print e a publicação de um artigo em um repositório institucional ou outro de escolha do autor, sem embargo.

Taxa de publicação de artigos

Para os manuscritos aceitos, o autor correspondente deverá contribuir com a Taxa de Processamento de Artigos, a ser utilizada nos serviços editoriais que apoiam o processo de publicação, como edição, revisão, indexação e divulgação.

O valor é de US$ 30 por página final (PDF) para autores estrangeiros e R$ 80 para autores vinculados a instituições brasileiras. Em casos excepcionais, o conselho editorial poderá dispensar a contribuição mediante solicitação.

INSIGHTS DA REVISTA

ISSN: 1678-2305

Indicadores de Impacto

SCIE|JIF:0,4

CiteScore: 1,4

SJR:0,266

Google Scholar (h5:13)

Qualis|Capes A4

Base de dados e Indexadores:

Web of Science

Scopus

DOAJ

CABI

Road

Latindex

CiteFactor