Composição fí­­sica e composição em princí­­pios quí­­micos imediatos da carne (Filés), em Sardinella brasiliensis (Steindachner, 1879)

Autores

  • M. Q. Mandelli Pesquisador Cientí­­fico - Seção de Microbiologia e Bioquí­­mica da Divisão de Pesca Marí­­tima .Atualmente ,na Seção de Controle e Orientação da Pesca da Divisão de Pesca Interior do Instituto de Pesca
  • F. B. Lona Estatí­­stico - Seção de Controle e Orientação da Pesca da Divisão de Pesca Interior do Instituto de Pesca

Palavras-chave:

NíO CONSTA

Resumo

Neste trabalho expõem-se as variações dos princí­­pios quí­­micos imediatos determinados na Carne de filés sem pele de sardinha-verdadeira, Sardinella brasiliensis Steindachner, (1879) e as variações do peso de partes do corpo separadas de conformidade com o procedimento industrial, para cada sexo e entre sexos. Os dados obtidos estão graficamente representados nas Figuras 1 a 12 e os resultados da Análise de Covarií­¢ncia são vistos nas Tabelas 1 a 12, podendo-se verificar a inexistência de diferenças entre sexos nas relações estudadas, ao ní­­vel de 0,5 de significí­¢ncia. Os teores encontrados de matéria graxa e de proteí­­nas permitem situar a sardinha-verdadeira na categoria "B" da classificação preconizada por STANSBY & HALL (1964), isto é, peixe medianamente gorduroso e rico em proteí­­nas.

Downloads

Publicado

2018-06-05

Edição

Seção

Artigo cientí­fico