CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUIMICAS DA ÁGUA DE AMBIENTES DE ALTITUDE ELEVADA CAMPOS DO JORDÃO SP

Autores

  • Mithine TAKINO Quí­­mico - Seção de Limnologia - Divisão de Pesca Interior - Instituto de Pesca - Bolsista do CNPq
  • Maria Helena MAIER Pesquisador Cientí­­fico - Seção de Limnologia - Divisão de Pesca Interior - Instituto de Pesca - Bolsista do CNPq
  • Hélio L. STEMPNIEWISKI Pesquisador Cientí­­fico - Seção de Limnologia - Divisão de Pesca Interior - Instituto de Pesca.

Palavras-chave:

NíO CONSTA

Resumo

Um estudo limnológico do Ribeirão do Casquilho e Córrego Galharada, componentes da bacia do Rio Sapucaí­­-Guaçu, foi realizado com a finalidade de povoar os referidos cursos d'água com trutas Salmo irideus Gibbons. Os dois ambientes localizam-se a 22°45'S, 45°30'W, altitude média 1600 m, no Parque Estadual de Campos do Jordão (municí­­pio de Campos do Jordão - SP). Os parí­¢metros estudados foram: temperatura do ar e da água, pH, cor, turbidez, condutividade elétrica, amônia, nitrito, nitrato, fosfato, ferro, sí­­lica solúvel, oxigênio dissolvido, porcentagem de saturação de oxigênio, oxigênio consumido, cálcio, alcalinidade, bicarbonato e gás carbônico. Durante dois ciclos estacionais completos (abril/81 a março/83), os dois ambientes foram amostrados mensalmente. Os resultados mostraram que, apesar do baixo conteúdo iônico e consequente baixa produtividade, o Ribeirão do Casquilho é capaz de suportar uma população da referida truta.

Downloads

Publicado

2018-06-20

Edição

Seção

Artigo cientí­fico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3