Sistema de gerenciamento da rastreabilidade para a cadeia produtiva da mitilicultura

Autores

  • Charles SÜHNEL Pesquisador - Mestre em Ciência de Alimentos -  UFSC
  • Fernando Augusto da Silva CRUZ Professor Dr. -  Depto. de Informática / CTC / UFSC
  • Luiz Henrique BEIRÃO Professor PhD. -  Depto. de Ciência e Tecnologia de Alimentos / CCA / UFSC

Palavras-chave:

moluscos, cadeia produtiva, qualidade de alimentos, metodologia de rastreabilidade

Resumo

O incremento da globalização da cadeia de alimentos combinada com recentes deflagrações do surgimento de enfermidades tem intensificado os interesses sobre os assuntos de segurança alimentar. A segurança dos alimentos tem se tornado importante atributo de qualidade alimentar. Todas as etapas da cadeia de produção, industrialização e distribuição de moluscos necessitam ser rastreadas, visando í­Â  garantia da qualidade do produto. Programas de rastreabilidade para as etapas da cadeia produtiva são essenciais para a logí­­stica e o gerenciamento da maricultura. A implementação de sistemas de rastreabilidade requer o desenvolvimento, o teste e a validação de suas metodologias de aplicação. O objetivo deste trabalho foi propor um estudo de caso para validar a metodologia no desenvolvimento de um sistema de gerenciamento da rastreabilidade na cadeia produtiva da mitilicultura. Como estudo de caso foi criado um sistema de gerenciamento da rastreabilidade para validar a metodologia proposta. Através da implementação deste sistema, foi possí­­vel verificar e comprovar a eficácia da metodologia proposta, que com algumas adaptações pode ser aplicada a outras espécies.

Referências

CAPORALE, V.; GIOVANNINI, A.; DI FRANCESCO,C.; CALISTRI, P. 2001 Importance of the traceability of animals and animal products in epidemiology. Revue Scientifique et technique de I´Office International des Epizooties (OIE), 20 (2),372-378.

DERRICK, S. e DILON, M. 2004 A guide to traceability within the fish industry. Sippo / Eurofish. 78p

FREDERIKSEN, M. e GRAM, L. 2004 Assessment and management of seafood safety and quality. FAO Fisheries technical paper Nº 444. H. H. Huss,L. Ababouch y L. Gram (Eds.). Organización de las Naciones Unidas para la agricultura y la alimentación (FAO), Roma 2004. 230p.

MARQUES, H.L.A. 1998 Criação comercial de mexilhões.São Paulo: Nobel. 111p.

MC KEAN, J. D. 2001 The importance of traceability for public health and consumer protection. Revue Scientifique et technique de I´Office Internationa des

Downloads

Publicado

2018-11-04

Edição

Seção

Nota cientí­­fica (Short Communication)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)