AVALIAÇÃO DA QUALIDADE E CRIO-PRESERVAÇÃO EM FORMA DE "PELLETS" DO SEMí­Å N DE BAGRE, Rhamdia hilarii ( Valenciennes, 1840 )

Autores

  • Washington FOGLI DA SILVEIRA Pesquisador Cientí­­ficos - Seção de Biologia Aquática-Divisão de Pesca Interior de Pesca
  • Emico Tahira KAVAMOTO Pesquisador Cientí­­ficos - Seção de Biologia Aquática-Divisão de Pesca Interior de Pesca
  • Massuka Yamane NARAHARA Pesquisador Cientí­­ficos - Seção de Biologia Aquática-Divisão de Pesca Interior de Pesca

Palavras-chave:

NíO CONSTA

Resumo

Foram estudadas as caracterí­­sticas seminais e a criopreservação do sêmen de 10 e 6 bagres, Rhamdia hilarii, respectivamente, com vistas í­Â  manutenção de um banco de sêmen congelado de exemplares de valor econômico. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Biologia Aquática do Instituto de Pesca (São Paulo). Os valores médios das caracterí­­sticas seminais foram: volume seminal, 1,15 ml; concentração espermática, 55,80 x 106/mm3; estimativa porcentual subjetiva da motilidade espermática, 72,00%; e porcentagem de espermatozoides avaliados objetivamente pelo método de coloração diferencial, 76,09%. O sêmen de cada reprodutor, diluí­­do na proporção de 1:3, foi congelado em forma de "pellets" sobre gelo seco (-79°C) e armazenado em nitrogênio lí­­quido (-196°C). Decorridos 30 minutos de criopreservação, as amostras de sêmen descongeladas e examinadas sob microscopia de contraste de fase revelaram, em média, 31,94% de formas vivas. Após 36 meses de congelamento, o material apresentou uma taxa de 30% de espermatozoides móveis.

Downloads

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Artigo cientí­fico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2