CICLO DE MUDA E CRESCIMENTO EM Macrobrachium amazonicum Heller, 1862 E Macrobrachium rosenbergii DE MAN (DECAPODA, PALAEMONIDAE)

Autores

  • Vera Lucia LOBÃO Pesquisador Cientí­­fico - Setor Carcinicultura - Divisão de Pesca Interior de Pesca -  CPA/SAA
  • Edson Angelo ROVERSO Pesquisador Cientí­­fico - Setor Carcinicultura - Divisão de Pesca Interior de Pesca -  CPA/SAA
  • Marilda LACE Estagiária - Setor Carcinicultura-Divisão de Pesca Interior -  Instituto de Pesca - CPA /SAA
  • Elisabeth HORTENCIO Assistente Técnico de Pesquisador -  Setor Carcinicultura- Divisão de Pesca Interior -  Instituto de Pesca - CPA /SAA

Palavras-chave:

muda, crescimento, Macrobrachium amazonicum, Macrobrachium rosenbergii

Resumo

Objetivando otimizar a produção de camarões do gênero Macrobrachium através da ampliação dos conhecimentos sobre sua biologia, estudou-se o ciclo de muda e o crescimento em cativeiro de Macrobrachium amazonicum e Macrobrachium rosenbergii. Para pós-larvas mantidas isoladas ou em grupos de quatro foram determinadas as relações: duração do ciclo de intermuda X comprimento total e peso, comprimento total e peso antes e após a muda, comprimentos do cefalotórax, abdômen e telson X comprimento total e peso X comprimento total. Os resultados obtidos indicam que: 1. M. amazonicum e M. rosenbergii são espécies diecdí­­sicas; 2. a duração do ciclo de intermuda está relacionada com o tamanho dos animais; 3. pós-larvas de M. amaronicum apresentam crescimento mais rápido do abdômen em relação í­Â s demais partes do corpo; 4. em M. rosenbergii, cabe ao cefalotórax a maior contribuição no crescimento; 5. pela relação peso/comprimento, pós-larvas de M. amazonicum e M. rosenbergii mantidas isoladas ou agrupadas apresentam crescimento relativo do tipo alométrico.

Downloads

Publicado

2018-09-15

Edição

Seção

Artigo cientí­fico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2