ESTUDO COMPARATIVO ENTRE QUATRO MÉTODOS DE SISTEMAS FECHADOS DE CIRCULAÇÃO EM LARVICULTURA DE Macrobrachium rosenbergii

Autores

  • Vera Lúcia LOBÃO Pesquisador Cientí­­fico -  Centro de Pesquisas em Aq-­¼icultura -  Instituto de Pesca - Secretaria da Agricultura e Abastecimento - São Paulo
  • Liania Alves LUZIA Bolsista da CAPES -  Faculdade de Saúde Pública da USP http://orcid.org/0000-0001-8317-1398
  • Geni Rodrigues SAMPAIO Bolsista do CNPq
  • Elizabeth HORTENCIO Bolsista do CNPq
  • Airton Martins de SOUZA Bolsista do CNPq

Palavras-chave:

Macrobrachium rosenbergii, métodos de larvicultura, filtração biológica

Resumo

Com o intuito de comparar quatro métodos de manutenção em larvicultura de Macrobrachium rosenbergii em sistema de circulação fechado, utilizados em alguns laboratórios brasileiros, larvas no 4º estágio de desenvolvimento foram criadas sob quatro diferentes sistemas de filtração biológica que consistiram em: tratamento A - filtro biológico dentro do tanque de criação das larvas, com substrato de areia, seguindo a metodologia de Lobão (1997); tratamento B - condições idênticas í­Â s do tratamento A, mas com a unidade de filtração biológica externa ao tanque de manutenção das larvas; tratamento C - sistema fechado, com filtro biológico composto de unidades de filtração constituí­­das de substrato de seixo rolado, segundo Neves et aI. (1991), e tratamento D - filtro biológico modelo "dry-wet", com substrato de cascalho, externo ao tanque de manutenção das larvas. Os dados de sobrevivência, do tempo de desenvolvimento larvaI e da produção de pós-larvas, submetidos a análise de varií­¢ncia indicaram que as médias dos tratamentos são estatisticamente iguais, corroborando o fato de que o sucesso na larvicultura pouco depende da estrutura e do tipo de substrato, mas sim, de controles rí­­gidos de manejo, higiene, alimentação e monitoramento da qualidade da água. Em termos econômicos, o tratamento A mostrou ser o menos dispendioso, exigindo mão-de-obra menos especializada.

Referências

AQUACOP. 1977a Production de masse de post-larves de Macrobrachium rosenbergii (de Man) en milieu
tropical: unité pilote 3rd Meeting of the I.C.E.S. WORKING FROUP ON MARICULTURE, Brest, France. May 10-13, Actes de Colloques du C.N.E.X.O.,.4:213-232.

AQUACOP. 1977b Macrobrachium rosenbergii (de Man) culture in Polynesia: observations on the water
chemodynamism in intensive larval rearing. Proc. VIII World Mari. Soc.: 203-309

AQUACOP. 1977c Macrobrachium rosenbergii (de Man) culture in Polynesia: progress in developing a mass
intensive larval rearing technique in clear water. Proc.VIII World Mari. Soc.: 311-326.

AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION 1975 Standard methods for the examination of water and wastewater 14ª ed. New York, 1193p.

Downloads

Publicado

2018-10-26

Edição

Seção

Artigo cientí­fico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2