Morfometria e estrutura populacional de Micropogonias furnieri (Perciformes, Sciaenidae) na baí­­a de Guanabara, Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Autores

  • Magda Fernandes de ANDRADE-TUBINO Laboratório de Biologia e Tecnologia Pesqueira, Departamento de Biologia Marinha, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ / Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGE), Departamento de Ecologia, Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Luiza Balster FIORE-CORREIA Laboratório de Biologia e Tecnologia Pesqueira, Departamento de Biologia Marinha, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Marcelo VIANNA Laboratório de Biologia e Tecnologia Pesqueira, Departamento de Biologia Marinha, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGE), Departamento de Ecologia, Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

peixes demersais, arrasto-de-fundo, fauna acompanhante, Micropogonias furnieri, relação comprimento-peso, morfometria

Resumo

A corvina, Micropogonias furnieri, é a espécie de Sciaenidae mais comum na baí­­a de Guanabara, sudeste do Brasil. Com base em arrastos mensais efetuados por um barco camaroneiro que opera com rede simples de arrasto-de-fundo, entre maio de 2003 e junho de 2005 observou-se que sua presença é regular ao longo de todo o ano, sendo capturados apenas juvenis. A relação comprimento-peso para os sexos grupados é representada pela equação Pt = 0,0053*Ct 3,183. Não foram constatadas diferenças sazonais significativas (p>0,05) para o fator de condição, indicando que este não sofre amplas variações ao longo do ano. Com relação í­Â  caracterização morfométrica do estrato populacional que utiliza a baí­­a e é capturado pelos arrasteiros, observa-se que a maioria dos caracteres examinados apresenta crescimento isométrico, exceto para a Distí­¢ncia Pré-anal, que apresentou alometria positiva, e o Dií­¢metro do Olho, com alometria negativa. A população da baí­­a de Guanabara parece ser similar em seus aspectos morfométricos í­Â s outras populações costeiras da região sudeste do Brasil (população I), que diferem das populações da costa Sul.

Referências

CARNEIRO, M.H.; CASTRO, P.M.G. de; TUTUI, S.L. dos S.; BASTOS, G.C.C. 2005
Micropogonias furnieri (Desmarest, 1823).Estoque Sudeste. In: CERGOLE, M. C.;
ÁVILA-DA-SILVA, A. O.; ROSSIWONGTSCHOWSKI, C. L. del B. Análise das Principais Pescarias Comerciais da Região Sudeste-Sul do Brasil: Diní­¢mica Populacional das Espécies em Explotação. Série Documentos REVIZEE: Score Sul, São Paulo:Instituto Oceanográfico, Universidade de São Paulo. p.94-100.

CHAO, L.N. and MUSICK, J.A. 1977 Life history,feeding habits, and functional morphology of juvenile sciaenid fishes in the York River estuary, Virginia. Fisheries Bulletin, Seatle,75(4): 657-702.

COSTA, M.R. da and ARAí­Å¡JO, F.G. 2003 Lengthweight relationship and condition factor of Micropogonias furnieri (Desmarest) (Perciformes, Sciaenidae) in the Sepetiba Bay,Rio de Janeiro State, Brazil. Revista Brasileira de Zoologia, Curitiba, 20(4): 685-690.

FROESE, R. 2006 Cube law, condition factor and weight-length relationships: history, metaanalysis and recommendations. Journal of Applied Ichthyology, Berlin, 22: 241-253.

MENEZES, N.A. e FIGUEIREDO, J.L. 1980.Manual dos peixes marinhos do sudeste do Brasil. IV. Teleostei (3). São Paulo:Museu de Zoologia,Universidade de São Paulo. 96p.

VAZZOLER, A.E.A. de M. 1971 Diversificação fisiológica e morfológica de Micropogon
furnieri (Desmarest, 1823) ao sul de Cabo Frio, Brasil. Boletim do Instituto Oceanográfico, São Paulo, 20(2): 1-70.

VAZZOLER, A.E.A. de M. 1991 Sí­­ntese de conhecimentos sobre a biologia da corvina,
Micropogonias furnieri (Desmarest, 1823), da costa do Brasil. Atlí­¢ntica, Rio Grande, 13(1):55-74.

VAZZOLER, A.E.A. de M. 1996 Biologia da reprodução de peixes teleósteos: teoria e prática.Maringá:EDUEM, 169p.

VAZZOLER, A.E.A. de M.; Soares, L.S.H.; CUNNINGHAM, P.T.M. 1999 Ictiofauna da
Costa Brasileira. In: LOWE-MCCONNELL,R.H. Estudos Ecológicos de Comunidades de
Peixes Tropicais. São Paulo:EDUSP. p. 424-467.

VIANNA, M.; KEUNECKE, K.A.; PINHO, F.;ALMEIDA, H.L.; KASSUGA, A.D. ;
ARANTES, C.C. 2004a Caracterização da pesca camaroneira com rede de arrasto na
baí­­a de Guanabara, Rio de Janeiro: resultados parciais e sugestões de manejo. In:
CONGRESSO BRASILEIRO DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE, 6., Rio de Janeiro. Anais…
Rio de Janeiro. 1 CD-ROM.

VIANNA, M.; COSTA, F.E.S.; FERREIRA, C.N 2004b Length-weight relationship of fish
caught as by-catch by shrimp fishery in the southeastern coast of Brazil. Boletim do
Instituto de Pesca, São Paulo, 30 (1):81-85.

ZAR, J.H. 1984 Biostatistical analysis. 2nd. ed.Englewood Cliffs, N.J.:Prentice Hall. 718p.

Downloads

Publicado

2018-11-05

Edição

Seção

Artigo cientí­fico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)