Variação temporal da captura comercial do peixe pedra, Genyatremus luteus, desembarcado em um pólo pesqueiro da costa norte do Brasil - Pení­­nsula de Ajuruteua - Bragança - PA

Autores

  • Suélly Cristina Pereira FERNANDES Laboratório de Bioecologia Pesqueira, Instituto de Estudos Costeiros (IECOS), Universidade Federal do Pará (UFPA) http://orcid.org/0000-0001-7254-5219
  • Alessandra Batista BENTES Laboratório de Bioecologia Pesqueira, Instituto de Estudos Costeiros (IECOS), Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Luciano de Jesus Gomes PEREIRA Laboratório de Bioecologia Pesqueira, Instituto de Estudos Costeiros (IECOS), Universidade Federal do Pará (UFPA).
  • Mayra Sousa do NASCIMENTO Laboratório de Bioecologia Pesqueira, Instituto de Estudos Costeiros (IECOS), Universidade Federal do Pará (UFPA).
  • Bianca BENTES da Silva Laboratório de Bioecologia Pesqueira, Instituto de Estudos Costeiros (IECOS), Universidade Federal do Pará (UFPA).

Palavras-chave:

Haemulidae, sistema pesqueiro, estuário amazônico

Resumo

A costa Norte do Brasil, que compreende os estados do Amapá, Pará e Maranhão, é caracterizada por ser uma região muito produtiva do ponto de vista pesqueiro. Dentre os recursos capturados, encontra-se a espécie Genyatremus luteus (peixe-pedra). Neste estudo foi analisada a variação sazonal da pesca desta espécie e como o comportamento da precipitação pode influenciar a produção na costa Norte do Brasil. Os dados provenientes das embarcações e desembarques foram obtidos por formulários de catalogação de forma censitária em onze portos de desembarque do municí­­pio de Bragança, no perí­­odo de abril de 2008 a março de 2011, e as informações pluviométricas foram cedidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Foram estimados os valores de abundí­¢ncia a partir da captura por unidade de esforço (CPUE). Para a análise dos resultados foram utilizados os programas STASOFT® 10.0 e Microsoft EXCEL 2010. Foram registrados 3.291 desembarques, realizados por 305 embarcações, produzindo um total de 323 t de peixe-pedra. A maior média de produção ocorreu no perí­­odo de transição seco-chuvoso (TSC) (F = 14,5; p<0,01). A CPUE por tipo de barco e perí­­odo sazonal obteve maior significí­¢ncia em barcos de pequeno porte (BPP) no perí­­odo TSC (F = 4,0; p<0,01). As categorias de petrecho de pesca com maior média de produção foram as redes móveis (F = 60,7; p<0,01). A variação sazonal possui grande influência na produtividade da espécie estudada.

Referências

ALMEIDA, Z.S.; CASTRO, A.C; PAZ, A.C.;RIBEIRO, D.; BARBOSA, N.; RAMOS, T. 2006 Diagnóstico da pesca no litoral do estado do Maranhão. In: ISAAC, V.J.; MARTINS, A.S.;HAIMOVICI, M.; ANGUINETTO-FILHO, J.M.(eds) A pesca marinha e estuarina do Brasil no inicio do século XXI: recursos, tecnologias, aspectos socioeconômicos e institucionais. Belém:Universidade Federal do Pará-UFPA. p.41-65.

ALMEIDA, Z.S.; NUNES, J.L.S.; ALVES, M.G.F.S.2005 Dieta alimentar de Genyatremus luteus
(BLOCH, 1790) - (TELEOSTEI, PERCIFORMES: HAEMULIDAE) na baí­­a de São José, Maranhão,
Brasil. Atlí­¢ntica, 27(1): 39-47.

ANDRADE-TUBINO, M.F.; RIBEIRO, A.L.R.;VIANNA, M. 2008 Space-temporal organization of demersal fish assemblages in brazilian estuarine ecosystems: a synthesis. Oecologia Australis, 12(4): 640-661.

BENTES, B.; ISAAC, V.J.; ESPÍRITO SANTO, R.V.D.;FRÉDOU, T.; ALMEIDA, M.C.D.; MOURÃO,
K.R.M.; FRÉDOU, F.L. 2012 Multidisciplinary approach to identification of fishery production
systems on the northern coast of Brazil. Biota Neotropica, 12(1): 81-92.

CARVALHO-FILHO, A. 1999 Peixes: costa brasileira. 3ª ed., São Paulo: Editora Melro. 320p.

ESPÍRITO SANTO, R.V.; ISAAC, V.J. 2012 Desembarques da pesca de pequena escala no municí­­pio de Bragançaí PA, Brasil: esforço e produção. Boletim do Laboratório de Hidrobiologia,25(1): 31-48.

ESPÍRITO SANTO, R.V.; ISAAS, V.J.; SILVA, L.M.A.;MARTINELLI, J.M.; HIGUCHI, H.; SAIT-PAUL,
U. 2005 Peixes e Camarões do litoral bragantino, Pará, Brasil. Belém: Madam. 268p.

FONTELES-FILHO, A.A. 2011 Oceanografia, biologia e diní­¢mica populacional de recursos pesqueiros.Fortaleza: Antônio Adauto Fonteles Filho,Expressão Gráfica e Editora. 464p.

FRÉDOU, F.L.; MOURÃO, K.; BARBOSA, C.;ALMEIDA, O.; RIVERO, S.; THOMPSON, R
2009 Caracterização das pescarias industriais da costa norte do Brasil. Paper NAEA, 237: 1-33.

FREIRE, J.L.; MARQUES, C.B.; BENTES, B.S. 2012 Estrutura populacional e biologia reprodutiva
do camarão-da-amazônia Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862) (Decapoda: Palaemonidae) em um estuário da região nordeste do Pará, Brasil. Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology,16(2): 65-76.

HAIMOVICI, M. e KLIPPEL, S. 2002 Diagnóstico da biodiversidade dos peixes teleósteos demersais
marinhos e estuarinos do Brasil. In:WORKSHOP PARA AVALIAÇÃO E AÇí-ES PROPRIETÁRIAS PARA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DAS ZONAS COSTEIRA E MARINHA DO BRASIL, Brasí­­lia, 2002. Anais... Ministério do Meio Ambiente (MMA), CD-ROM.

IBAMA 2007 Estatí­­stica da Pesca 2007 Brasil: grandes Regiões e Unidades de Federação. Ministério do Meio Ambiente. Disponí­­vel em:http://www.ibama.gov.br Acesso em: 25 ago. 2013.

ISAAC, V.J.; SANTO, R.E.; BENTES, B.S.; CASTRO, E.; SENA, A.L. 2006 Diagnóstico da pesca no
litoral do estado do Pará,. In: ISAAC, V.J.; MARTINS, A.S.; HAIMOVICI, M.; ANGUINETTOFILHO, J.M. (eds) A pesca marinha e estuarina do Brasil no inicio do século XXI: recursos, tecnologias,
aspectos socioeconômicos e institucionais. Belém:Universidade Federal do Pará-UFPA. p.11-33.

ISAAC, V.J.; ESPÍRITO SANTO, R..; BENTES, B.S.;MOURÃO, K.R.M.; FRÉDOU, T.F.L. 2011 Uma
avaliação interdisciplinar dos sistemas de produção pesqueira do estado do Pará, Brasil.
In: HAIMOVICI, M. Sistemas pesqueiros marinhos e estuarinos do Brasil: caracterização e análise da sustentabilidade. Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande-FURG. p.11-24.

LAUREC, A.; BISEAU, A.; CHARUEAU, A. 1991 Modeling technical interactions. ICES Marine
Science Symposia, 192: 225-236.

NERY, A.C. 1995 Traços da tecnologia pesqueira de uma área de pesca tradicional na Amazônia í 
Zona do salgado í  Pará. Boletim do Museu Paraense Emí­­lio Goeldi, Antropologia, 11(2): 199-293.

RANGELY,J.; FABRÉ, N.N.; TIBURTINO, C.; BATISTA, V.S. 2010 Estratégias de pesca artesanal no litoral marinho alagoano (Brasil).Boletim Instituto de Pesca, 36(4): 263-275.

SEAP/PROZEE/IBAMA. 2006 Monitoramento da atividade pesqueira no litoral do Brasil. Relatório
técnico final. Brasí­­lia: Fundação PROZEE. 328p.

SOUZA FILHO, P.W.M. 2005 Costa de manguezais de macromaré da Amazônia: cenários
morfológicos, mapeamento e quantificação de áreas usando dados de sensores remotos. Revista
Brasileira de Geofí­­sica, 23(4): 427-435.

TAVARES, M.C.S.; Jí­Å¡NIOR, I.F.; SOUZA, R.A.L.;BRITO, C.S.F. 2005 A pesca de curral no Estado
do Pará. Boletim Técnico Cientí­­fico CEPNOR, 5(1):115-139.

Downloads

Publicado

2018-07-07

Edição

Seção

Artigo cientí­fico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)